quarta-feira, 21 de março de 2007

2.1 - Queda

"No teu princípio esta teu fim."
(Sófocles. 'Édipo Rei')

"De fora mata a espada,
De dentro alastra a morte."
(Lam 1, 20)

"Aqueles que os dentes do cão afiam, significando
Morte
Aqueles que na glória do colibri cintilam, significando
Morte
Aqueles que na pocilga da satisfação se assentam, significando
Morte
Aqueles que do êxtase dos animais partilham, significando
Morte"
(T.S.Eliot)


" Não sei quem me pôs no mundo; nem o que é o mundo nem o que sou eu mesmo; vivo numa terrível ignorância sobre todas as coisas; não sei o que é meu corpo, o que são meus sentidos, a minha alma e essa parte mesma de mim que pensa o que digo, que medita sobre tudo e sobre ela mesma, e não conhece mais do que o resto.

Vejo esses terríveis espaços do universo que me rodeiam, acho-me amarrado a um canto dessa vastidão, sem saber por que estou neste lugar e não noutro, nem por que a esse breve tempo em que me foi concedida a vida ficou reservado este exato instante, e não outro, de toda a eternidade que me precedeu e da que se me seguirá. Por toda parte só vejo vastidões infinitas, que me encerram como um átomo e como uma sombra, que dura um só momento, sem volta.

Tudo o que sei é que devo morrer logo, e contudo o que mais ignoro é essa morte que não poderei evitar. Assim como não sei de onde venho, não sei para onde vou: e só sei que, ao sair deste mundo, cairei para sempre no nada, ou nas mãos de um Deus irado, ignorando a qual dessas duas condições serei dado eternamente em quinhão."

(Pascal. 'Pensamentos')